REFLEXOES INICIAIS
REFLEXÕES E REALIZAÇÕES NO ENSINO - APRENDIZEGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Analisando o ensino da matemática, podemos perceber um grande descaso, ao mesmo tempo uma omissão por parte dos professores no que diz respeito à metodologia adotada em sala de aula. Cabe aqui refletirmos a respeito de tal fato: a grande maioria dos professores se limita tão somente a transmitir conteúdos que já vêm pré - estabelecidos nos livros didáticos e reproduzem de forma fiel o que está escrito, por outro lado o aluno passa a ser um simples espectador e repetidor do que lhe foi transmitido e da forma como foi, na maioria dos casos. Essa prática vem de muitos anos e a resistência é grande por parte desses professores quando se propõem mudanças.
Partindo dessa premissa, propomos uma reflexão, discussão e aprofundamento no tema em questão.
Observando trabalhos publicados em congressos de Educação Matemática1, percebemos que muitos deles relacionam a deficiência do ensino de matemática com a falta de preparo do professor. Alguns deles chegam a propor materiais didáticos que, em alguns casos, não poderão ser utilizados ou adaptados à realidade da nossa escola pública.
No âmbito das diretrizes curriculares atuais observa-se o reconhecimento da importância do tema. Por exemplo, nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN), os conteúdos de matemática estão organizados em quatro blocos de conteúdos: Números e operações; Espaço e forma; Grandezas e medidas e Tratamento da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário