domingo, 11 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.2

ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA

UNIDADE ESCOLAR DES.“ODILO COSTA FILHO”
PROFESSORA: MARIA DOS MILAGRES
DURAÇÃO: 50 MINUTOS
SERIE: 8a
CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL
TIMON –MA – 2011

TEMA CENTRAL: Relações Trigonométricas em um triângulo qualquer.

3.Objetivos
·                     OBJETIVO GERAL – Adquirir conhecimentos básicos, para obter relações entre ângulos e medidas dos lados de um triângulo, afim de possibilitar relações métricas em um triângulo qualquer.  
·                     OBJETIVOS ESPECIFICOS – Classificar triângulos, aos ângulos, conhecendo as medidas dos lados;  
-  Deduzir e aplicar a lei dos cossenos e senos;
 - Utilizar as relações entre segmentos de senos numa mesma circunferência.
4.Cronograma:
·                     Aqui deve ser colocado todas as atividades desenvolvidas durante a regência em sala de aula.
5.Conteúdos  Programático:
·                     Relações métricas em um triângulo qualquer;
·                     Aplicar e demonstra a lei dos senos e cossenos.
6. Procedimentos Metodológicos:
·                      Introdução do assunto com aula expositiva, dialogada com auxilio de retro projetor;
·                     Demonstração de situações problemas que envolva a lei dos senos e cossenos;
·                     Lista de exercício em sala de aula.
·                     Construção pelos alunos de-anéis, maquetes, revista em quadrinho, seminário, etc. sobre o tema estudado;
·                     Elaboração de feira de ciências.
 7. Recursos:
·                     Livros;
·                     Quadro de giz seus acessórios;
·                     Quadro acrílico;
·                     Pincel.
8. Avaliação
A avaliação será feita durante todo o processo de ensino-aprendizagem, de forma qualitativa no que se refere a freqüência, participações nas aulas expositivas e práticas, cumprimentos dos trabalhos em grupos propostos; e quantitativa através de uma avaliação individual escrita que será aplicada no final da unidade. Além disso, os alunos serão também avaliados através de pré-testes e pós-testes que serão aplicados no início e no final da atividade  que será trabalhado.
9. Referência Bibliográfica:
·                     IEZZI, Gelson, 1939 – matemática e realidade: 8a série/ Gielson Iezzi,
·                     Osvaldo Dolce, Antonio Machado – 4a Ed. Reformada – São Paulo: Atual, 2000..

Nenhum comentário:

Postar um comentário