ELABORAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA
UNIDADE ESCOLAR DES.“ODILO COSTA FILHO”
PROFESSORA: MARIA DOS MILAGRES
DURAÇÃO: 50 MINUTOS
SERIE: 8a
CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL
TIMON –MA – 2011
TEMA CENTRAL: Relações Trigonométricas em um triângulo qualquer.
3.Objetivos
· OBJETIVO GERAL – Adquirir conhecimentos básicos, para obter relações entre ângulos e medidas dos lados de um triângulo, afim de possibilitar relações métricas em um triângulo qualquer.
· OBJETIVOS ESPECIFICOS – Classificar triângulos, aos ângulos, conhecendo as medidas dos lados;
- Deduzir e aplicar a lei dos cossenos e senos;
- Utilizar as relações entre segmentos de senos numa mesma circunferência.
4.Cronograma:
· Aqui deve ser colocado todas as atividades desenvolvidas durante a regência em sala de aula.
5.Conteúdos Programático:
· Relações métricas em um triângulo qualquer;
· Aplicar e demonstra a lei dos senos e cossenos.
6. Procedimentos Metodológicos:
· Introdução do assunto com aula expositiva, dialogada com auxilio de retro projetor;
· Demonstração de situações problemas que envolva a lei dos senos e cossenos;
· Lista de exercício em sala de aula.
· Construção pelos alunos de-anéis, maquetes, revista em quadrinho, seminário, etc. sobre o tema estudado;
· Elaboração de feira de ciências.
7. Recursos:
· Livros;
· Quadro de giz seus acessórios;
· Quadro acrílico;
· Pincel.
8. Avaliação
A avaliação será feita durante todo o processo de ensino-aprendizagem, de forma qualitativa no que se refere a freqüência, participações nas aulas expositivas e práticas, cumprimentos dos trabalhos em grupos propostos; e quantitativa através de uma avaliação individual escrita que será aplicada no final da unidade. Além disso, os alunos serão também avaliados através de pré-testes e pós-testes que serão aplicados no início e no final da atividade que será trabalhado.
9. Referência Bibliográfica:
· IEZZI, Gelson, 1939 – matemática e realidade: 8a série/ Gielson Iezzi,
· Osvaldo Dolce, Antonio Machado – 4a Ed. Reformada – São Paulo: Atual, 2000..
Nenhum comentário:
Postar um comentário